PNL - Concursos



Concurso Nacional de Leitura 2012 - FASE DISTRITAL

CNL - Murça, 2 de maio de 2012 






Ver vídeo aqui

Ver reportagem da RTP aqui

Concurso Nacional de Leitura 2012 - FASE DE ESCOLA






 Alunos vencedores

3º Ciclo
Aluno
Turma
Nuno Jorge Santos
9ºC
Adriana Borges Duro
9ºB
Diana Batista Sobreira
9ºB






 
Secundário
Aluno
Turma
Ana Catarina da Silva Souto
11ºA
Soraia Raquel Castro Dores
11ºA
Fábio Mendes
11ºA






   

Obras a concurso

-- 3º Ciclo --

O FABULOSO TEATRO DO GIGANTE  
- David Machado

Após ter vencido o prémio Branquinho da Fonseca com o livro infantil A Noite dos Animais Inventados, a estreia de David Machado no romance é absolutamente arrebatadora, fulgurante e poderosa. Augura-se uma promissora carreira para este jovem autor português que se evidencia neste trabalho pela técnica narrativa, originalidade e imaginação surpreendentes, entrecortadas por laivos humorísticos num verdadeiro apelo à leitura. 

Todos estes ingredientes conjugados com o fascínio de um dom natural com que David Machado nos presenteia tornam irresistível conhecer um universo de sonho e fantasia, irreal e profundo. Lá para os confins do Minho fica uma aldeia isolada, tão isolada no meio das serras que os seus habitantes vivem como num tempo sem tempo. Um dia dois forasteiros chegam. Um homem de estatura colossal, a quem logo chamam o Gigante, mas que na realidade tem por nome Thomas, e Eunice, uma mulher pequena de cabelos cor de fogo que dentro em breve daria à luz dois gémeos. Ele, originário de um incerto país latino-americano, é um grande contador de histórias. Um dia, porém, o gigante adormece e o seu sono prolonga-se por meses, anos, mas continua a contar as histórias com que vai sonhando. Uma obra que vai dar que falar pela sua qualidade inegável e que constitui uma lufada de ar fresco nas letras portuguesas. 



HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR
- Luis Sepúlveda

Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.

Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota...

Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético. 


-- Ensino Secundário  --



DEIXEM FALAR AS PEDRAS
- David Machado

No dia em que se ia casar, Nicolau Manuel foi levado pela Guarda para um interrogatório e já não voltou. Viveu, assim, quase toda a vida na urgência de contar a verdade a Graça dos Penedo, a noiva que mais tarde lhe seria arrebatada pelo alfaiate que lhe fizera o fato do casamento. Porém, sempre que se abria uma possibilidade, uma ameaça desviava-o dramaticamente do seu destino - e agora, meio século volvido, está velho de mais para querer mudar as coisas, gastando os dias com telenovelas. De tanto ter ouvido ao avô a sua história rocambolesca, Valdemar - um rapaz violento e obeso apaixonado pela vizinha anoréctica - não desistiu, mesmo assim, de fazer justiça por ele. E, ao encontrar casualmente a notícia da morte do alfaiate, sabe que chegou a hora de ir falar com a viúva: até porque essa será a única forma de resgatar Nicolau Manuel da modorra em que se deixou afundar. 
Alternando a narrativa dos sucessivos infortúnios de Nicolau Manuel - que é também a história de Portugal sob a ditadura, com os seus enganos, perseguições e injustiças - com a de um adolescente que mantém um diário com numerosas passagens rasuradas como instrumento de luta contra o mundo -, Deixem Falar as Pedras é um romance maduro e fascinante sobre a transmissão das memórias de geração em geração, nunca isenta de cortes e acrescentos que fazem da verdade não o que aconteceu, mas o que recordamos.

CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
- Gabriel Garcia Marquez

Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.

A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor.


PNL

Plano Nacional de Leitura
Livros disponíveis nas escolas do concelho de Chaves

- Leitura orientada - 3º ciclo - ver lista 
aqui (PDF)


Livros recomendados pelo PNL

- Leitura orientada - 3º ciclo

  • 7º ano - ver lista aqui (PDF) 
  • 8º ano - ver lista aqui (PDF) 
  • 9º ano - ver lista aqui (PDF) 

- Leitura autónoma - 3º ciclo - ver lista aqui (PDF)

- Leitura autónoma - secundário - ver lista aqui (PDF)


-Todas as listas dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura - ver aqui