Atividades

Ano letivo 2011/12 



Atividades do dia 6 de junho


O intervalo grande da manhã foi bem animado na biblioteca escolar:

Em primeiro lugar as professoras Helena Jacinto e Isabel Batista entregaram os prémios e diplomas aos alunos finalistas do Concurso de Ortografia - 8º ano. Ficou a promessa de alargarmos o concurso aos outros anos de escolaridade, com o objetivo de promovermos o uso correto da língua portuguesa.

Concurso de Ortografia

De seguida foi feita a apresentação de três ebooks apoiados pela biblioteca escolar: a edição de 2012 da coletânea de poemas "A poesia é nossa", o trabalho realizado pelos alunos do 11ºB sobre "Telecomunicações" e a "Coletânea de textos do 9ºA", elaborada numa parceria entre as disciplinas de TIC e de Língua Portuguesa com a colaboração do 12ºD na formatação e imagens.
Todos estes ebooks podem ser lidos e descarregados a partir do separador deste blogue Trabalhos dos Alunos.

    
   
11ºA "Telecomunicações"                  9ºA "Coletânea de Textos"





Atividade prática com o 9ºE - 18 maio 2012

No âmbito da disciplina que leciona ao 9ºE, "Correspondência Comercial e Arquivo", a professora Jacinta Ribeiro solicitou os serviços da biblioteca escolar para que os alunos pudessem ver na prática como se classifica e cataloga um documento numa biblioteca. Seguindo um exemplo fornecido pela professora bibliotecária, todos os alunos fizeram descrições de quatro livros por eles selecionados, seguindo os quatro tipo apresentados: descrição abreviada, ISBD, descrição completa e Norma 405.


Exposição de Máscaras na BE - 20 de abril 2012

Devido ao facto de ainda não se encontrar pronto o Espaço Arte no novo edifício, as máscaras realizadas pelos alunos do 9ºC na disciplina de Artes Decorativas, com a professora Paula Melo, encontram-se em exposição nas estantes da biblioteca escolar.




Semana da Leitura - 20 de abril 2012


       ENTREGA DE PRÉMIOS AOS ALUNOS


 


Com a presença do sub-diretor da escola, professor Henrique Fonseca, foram entregues no intervalo grande da manhã os prémios aos  alunos que ganharam os concursos promovidos pela BE.

Semana da Leitura - 19 de abril de 2012

A POESIA ESTÁ EM TODO O LADO...


A proposta da Biblioteca Escolar para este dia foi a leitura de um poema em todas as aulas do dia, relacionado com a respetiva disciplina. Embora os professores pudessem fazer as suas próprias opções, muitos seguiram as sugestões da equipa da biblioteca.


 Semana da Leitura - 18 de abril de 2012

Sessão de poesia na BE


No intervalo grande da manhã a Poesia foi dita pelos alunos das professoras Nazaré Lopes, Helena Jacinto e Anabela Pereira. Poemas em português e em inglês... acompanhados pelo som da viola do João Afonso.



Semana da Leitura - 17 de abril de 2012

Foi lido em todas as turmas, na primeira aula do dia, o texto de Fernando Pessoa "A origem do conto do Vigário"

Semana da Leitura - 16 de abril 2012

Encontro com o escritor David Machado

David Machado lê um extrato do seu último romance "Deixem falar as Pedras"


O novo auditório da escola foi utilizado pela primeira vez para receber o escritor David Machado, que esteve à conversa primeiro com os alunos do 9º ano e depois com os do 11º ano. Nas duas sessões os alunos ouviram atentamente o escritor a falar do seu percurso de vida, das suas opções de escrita, das suas fontes de inspiração e dos seus livros. Dado que a maioria dos alunos já conheciam a obra do escritor, através da divulgação feita pela biblioteca escolar e do trabalho sobre as suas obras efetuado pelos professores de Língua Portuguesa, muitos foram os que colocaram questões a que o escritor respondeu sempre de uma forma muito direta e afetuosa. No final, o escritor assinou os livros entretanto adquiridos pelos professores e alunos presentes.

A presença de David Machado em Chaves foi uma iniciativa conjunta do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC) e contou ainda com uma sessão neste mesmo dia na Biblioteca Municipal, aberta a toda a comunidade. Agradecemos a presença, também nessa sessão, dos nossos alunos, professores e pais/encarregados de educação.


Terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

No dia 7 de fevereiro, os alunos do 11ºD elaboraram os seus trabalhos sob a orientação do professor Joaquim Ribeiro. Coincidência ou não, no Dia da Internet Segura os alunos nem usaram os computadores...

11ºD - 7-02-2012
11ºD - 7-02-2012

 

Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os alunos do 8ºC ouvem atentamente a explicação do professor Paulo para iniciarem as pesquisas sobre Voleibol, para a disciplina de Educação Física.

8ºC - 2-02-2012


13 de janeiro: visita do 9ºE (CEF)

No âmbito da disciplina que leciona ao 9ºE, "Correspondência Comercial e Arquivo", a professora Jacinta Ribeiro solicitou os serviços da biblioteca escolar para que os alunos pudessem ver na prática como se organiza a informação numa biblioteca. 





5 de janeiro: prova de seleção do CNL



Realizou-se dia 5 de janeiro, na biblioteca da escola, a prova de seleção da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura.


 

28 de novembro - Colóquio “ A violência de género”




 



27 de Outubro - Mais uma aula na BE

A professora Cristina Santos, de Espanhol, utilizou mais uma vez a biblioteca como complemento do espaço aula. Desta vez foi o 7ºC que se dedicou, com todo o entusiasmo, a fazer pesquisas e elaborar trabalhos. A língua castelhana dominou o ambiente...

28 de setembro - 10ºC - Literacia da Informação e visita à BE 

Os alunos de Biologia do 10ºC, na aula da professora Márcia, tiveram uma sessão de literacia da informação com a professora bibliotecária, seguida de uma visita à biblioteca.

19 e 26 de setembro - 9ºA - Literacia da Informação e visita à BE

Também o 9ºC completou as suas sessões de literacia da informação no dia 26, com uma visita à BE. Os alunos foram acompanhados pela professora de Biologia, Anabela Vidal, enquanto a sessão da semana anterior decorreu numa aula do professor de Física e Química, António Costa.

20 de setembro - 10ºA - Literacia da Informação e visita à BE

Dia 20 de setembro, foi a vez dos alunos do 10ºA participarem numa sessão de literacia da informação a pedido da professora Anabela Vidal, de Biologia. Depois da apresentação do modelo Big6, a professora bibliotecária levou-os a percorrer a biblioteca e a descobrirem como aceder às fontes de informação.

10ºA (20/09/2011)

15 de setembro - Conhecer a nova escola - biblioteca



Mudar para uma nova escola é sempre uma aventura... tantas coisas para descobrir! Os alunos do 7ºD foram com o diretor de turma, professor Luís Costa, conhecer melhor a biblioteca e o seu funcionamento. Na fotografia, um grupo de alunos explora a zona de leitura informal a fim de completar a ficha distribuída pela professora bibliotecária.
7ºD - 15 setembro 2011

Ano letivo 2010/11
7 de junho - Entrega de prémios e certificados de louvor aos alunos que participaram nas atividades promovidas pela BE. Atuação dos Jograis e de um grupo de alunos do 7ºB.

























5 de Maio - Pesquisas na BE: A professora Cristina Santos com os alunos do 11ºB/C/D na disciplina de Espanhol 2.










29 de Abril - Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura - Biblioteca municipal de Vila Real










6 a 9 de Abril - Semana da Leitura e Feira do Livro.



Sessão de Abertura

Presença dos Diretores da escolas e outras individualidades

Assistência a actividades de animação

Ler em formato digital

Painel da ESJM

E-reader oferecido pelo CFAEATB

Visitas das turmas

Actividades de animação

Vista geral da Feira

Momentos de magia

Prémios dos concursos do PNL

Apresentação de livros e sessões de autógrafos

Turmas e professores

Interação com escritores


25 de Março - Depois de uma sessão sobre literacia de informação (modelo Big6) com a professora bibliotecária, o 10ºC deslocou-se à biblioteca, onde realizou várias actividades que lhe permitiram conhecer melhor a organização e funcionamento da BE. Depois, vão realizar um trabalho de pesquisa na disciplina de Filosofia, com a professora Teresa Castro.







21 de Março - Dia Internacional da Poesia, da Árvore e da Floresta



Nos intervalos grandes da manhã e da tarde houve mais um encontro de poesia na biblioteca. Tudo começou a ouvirmos Luís Represas a cantar o belíssimo poema de Florbela Espanca "Perdidamente" e em seguida vários alunos e os Jograis  disseram poemas de poetas portugueses. À tarde, o professor Abelha também disse um poema da sua autoria.



















1 de Março - Aulas na biblioteca

Hoje o 11ºF/G/H fez pesquisas sobre a História de Espanha com a professora Celina Cardoso.


O 10ºF fez trabalhos sobre NUTS com o professor José Joaquim Ribeiro.

 
 



O 10ºH fez  Poemas com a professora Isabel Cristina Reis.
 
 
 

25 de Fevereiro - Hoje na biblioteca
  
Os alunos do 10ºB realizaram trabalhos de pesquisa para a disciplina de Espanhol, com a professora Celina Cardoso, sobre "Gastronomia".

 
 
E os alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais ocuparam o seu tempo livre com diversos tipos de leitura.




23 de Fevereiro - Pesquisas na biblioteca
"Inflação e as crises económicas" foi o tema das pesquisas efectuadas na biblioteca, no dia 23 de Fevereiro, pelo 10ºE, na disciplina de Economia, com o professor José Eduardo Pinto.




22 de Fevereiro - Pesquisas na biblioteca



O 7ºD esteve presente com a professora de Inglês, Anabela Pereira, e, dentro do tema do programa que aborda a família, os alunos informaram-se na Internet, nas enciclopédias e nos livros  sobre várias famílias famosas, desde os aristocráticos Romanov aos televisivos Simpson, passando pelos cinematográficos Brad Pitt e Algelina Jolie!



O 11ºF, Curso Profissional de Gestão, também esteve a pesquisar sobre os Índices de Desenvolvimento Humano, sob a orientação do professor José Eduardo Pinto, na disciplina de Economia.









14 de Fevereiro - Recital de Poesia e Canto na biblioteca

Os Jograis, a Débora e vários alunos da professora Ana Paula Geraldes, Ana Marisa Roque (7ºB), Pedro Alves (7ºC) e Vânia Teixeira (7ºA) encantaram-nos mais uma vez cantando ou dizendo poemas de amor. O público, como podem ver, foi abundante, animado e participativo.





























10 de Fevereiro - Os alunos do 12ºD realizaram trabalhos de pesquisa na biblioteca com a professora Rosário Carlota, na disciplina de Sociologia









31 de Janeiro - Divulgação dos poemas seleccionados para representar a escola no concurso nacional de poesia "Faça lá um poema"
 

3º Ciclo - Vânia Sofia Teixeira, do 7ºA, com o poema "Ontem sorria..."

Ensino Secundário - Nicole Ashley Fernandes, do 11ºB, com o poema "Lágrimas de sangue"


   Durante a semana... estiveram alunos a ler :-) 
em vários formatos




25 de Janeiro - Conhecer a BE (7ºD)

Para finalizar o 7º ano,  turma D, depois de uma sessão de apresentação do modelo de pesquisa Big6, realizou uma visita à biblioteca. A sessão e a visita foram dinamizadas pela professora bibliotecária e os alunos foram acompanhados pela professora de Inglês.
















24 de Janeiro - Ritmos latinos

Na sequência dos trabalhos de pesquisa realizados na Biblioteca pelas turmas do 10º ano  C, D e E, a Espanhol, com a professora Cristina Santos, realizou-se uma pequena exibição de dança no bar dos alunos, pelos professores Nuno Moreira e Mariana Mesquita.

A pesquisa:





A exibição:

 




 21 de Janeiro - Conhecer a BE (7ºC)

No dia 21 foi a vez do 7ºC, depois de uma sessão de apresentação do modelo de pesquisa Big6, realizar uma visita à biblioteca. A sessão e a visita foram dinamizadas pela professora bibliotecária e os alunos foram acompanhados pela professora de Português.




 19 de Janeiro - Conhecer a BE (7ºB)







12 de Janeiro - Clube de Xadrez

 Sob o olhar atento do professor Luís Geraldes...




11 de Janeiro - Trabalho de pesquisa em Língua Portuguesa (10ºH)

A professora Isabel Cristina dá instruções aos alunos...







10 de Janeiro - Conhecer a BE (7ºA)

Na segunda-feira, dia 10 de Janeiro, o 7ºA, depois de uma sessão de apresentação do modelo de pesquisa Big6, realizou uma visita à biblioteca de modo a conhecer melhor a sua organização e assim poder localizar mais facilmente a informação. A sessão e a visita foram dinamizadas pela professora bibliotecária e os alunos foram acompanhados pela professora de Inglês.



 









6 de Janeiro - Prova de selecção do Concurso Nacional de Leitura

Às 15.05 horas realizou-se na biblioteca a prova de selecção (fase de escolas) do CNL. Dos onze alunos que realizaram as provas (seis do 3º ciclo e cinco do ensino secundário), os três melhor classificados de cada nível de ensino irão representar a escola na fase distrital do concurso, a realizar em data e local a designar.
A selecção das obras para a fase de escolas e a elaboração das provas de selecção foi realizada pelo GTBEC (Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves) e a correcção das mesmas foi feita, em cada escola, pela equipa da BE. 
 

 25 de Novembro -Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres

Recital na biblioteca - A Débora cantou "Because of you" de Kelly Clarkson e o grupo de Jograis disse o poema "Luísa" de António Gedeão.
 







28 de Outubro - Colóquio Internet Segura


O auditório do GATAT esgotou a lotação para assistir na noite de quinta-feira, dia 28 de Outubro, a um colóquio sobre a segurança das crianças e jovens na internet, numa iniciativa do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC), em parceria com o Projecto Educação para a Saúde (PES)e com os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) da Escola Secundária Dr. Júlio Martins

 



 









27 de Outubro - Halloween

Os alunos de 7ºano prepararam, nas aulas de Inglês, com a s professoras Ana Maria Pires e Anabela Pereira, uma apresentação sobre o "Halloween". Os últimos andaram por várias turmas a assustar os mais incautos, tendo também o 7º D invadido a biblioteca, nos intervalos da manhã e da tarde. Vejam como foi:


    


 


     




Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Dia 25 de Outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Nos intervalos grandes da manhã e da tarde (9.50 e 16.35) o Grupo de Jograis da BE leu, na biblioteca, o poema de Fernando Pessoa, Liberdade, e a conhecida lenda recolhida por Almeida Garrett, A Nau Catrineta.


Actuação do Grupo de Jograis:


     





De 13  a 18 de Outubro de 2010





A professora bibliotecária realizou durante este período sessões formação em Literacia da Informação para os alunos de 12º Ano, com especial destaque para a utilização do modelo Big6 e dos materiais disponibilizados pela BE. Os alunos exploraram o tutorial L-info , da Universidade de Évora, e acederam à base de dados nacional Pordata.  
28 de Setembro de 2010

Centenário da Implantação da República
Para encerrar as comemorações do Centenário da Implantação da República, a Biblioteca Escolar organizou um colóquio no dia 29 de Setembro de 2010, destinado prioritariamente aos alunos de 9º ano mas aberto aos demais elementos da comunidade educativa. Os oradores convidados foram o Dr. Joaquim Ribeiro Aires, que lançou recentemente o livro “A República em Vila Real”, e o Dr. Manuel Cardoso, autor do romance “Um tiro na Bruma”. A sessão teve lugar às quinze horas e foi aberta pelo Director da Escola, Dr. Francisco Melo.